Leia,viaje e relaxe

Aproveite esse maravilhoso texto e fique em paz.

sábado, 17 de março de 2012

Cantigas de amigo

       As cantigas de amigo têm raízes nas tradições da própria península ibérica, em suas festas rurais e populares, em sua música e dança, nos quais se encontram profusão vestígios da cultura árabe.
            Além da mulher que sofre, é comum aparecerem outros personagens que servem de confidente à mulher sofredora.

"Vaiamos, irmã, vaiamos dormir
nas ribas do lago, u eu andar vi
a las aves meu amigo.

Vaiamos, irmã, vaiamos folgar 
nas ribas do lago, u eu andar vi
a las aves meu amigo.

Nas ribas do lago, u eu andar vi
seu arco na mão as aves ferir
a las aves meu amigo.

Nas ribas do lago, u eu andar
seu arco na mão a las aves tirar
a las aves meu amigo.

Seu arco na mão as aves ferir 
a las que cantavan leixá-las guarir
a las aves meu amigo.

Seu arco na mão a las aves tirar 
a las que cantavan non nas quer matar
a las aves meu amigo."

(Fernando Esguio)


Vocabulário

vaiamos= vamos
ribas= margens
u (hu)= onde, quando
folgar= descansar
tirar= atirar
leixá-las= deixá-las
guarir= viver



Nenhum comentário:

Postar um comentário